top of page
CEASM_site-02.png

o que fazemos

educação e pesquisa

Desde seu início, em 1997, o CEASM tem três principais pilares: educação, comunicação e memória. Ao longo dos anos, uma grande quantidade de projetos foram realizados, e centenas de participantes passaram pela instituição.

​

No ano de 2006 foi inaugurado o Museu da Maré, que se tornou um segundo espaço do CEASM. Hoje, nossos principais projetos em atividade são o Curso Pré-Vestibular (CPV), Curso Preparatório para o Ensino Médio, Museu da Maré e Jornal O Cidadão. Todos eles, com exceção do Museu – e seus projetos internos – funcionam dentro do espaço do CEASM, na Praça dos Caetés, número 7, Morro do Timbau. Saiba mais sobre cada projeto abaixo.

cultura e memória

Site_CEASM-04.png

comunicação

Site_CEASM-05.png

sustentabilidade ambiental

conheça nossos projetos

Aula Inaugural 2020.jpg

Curso Pré-Vestibular

(CPV-CEASM)

Contribui para que o acesso ao ensino superior seja garantido em condições de igualdade, como direito fundamental ampliando suas possibilidades educacionais, culturais e profissionais. Em 26 anos contribuiu para mais de 1000 aprovações de moradores da Maré em universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
IMG_9470-2.jpg

Curso Preparatório para

o Ensino Médio

Iniciativa que atinge cerca de 20 crianças e 40 adolescentes locais anualmente. O projeto oferta uma turma de 5º ano e uma de 9º ano, visando preparar para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, respectivamente. O objetivo é possibilitar a continuidade da formação escolar pública em instituições de referência.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
20-12-fotoNEPS.jpeg

NEPS

O NEPS se configura como um dos projetos do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e tem como finalidade construir um permanente esforço na produção de conhecimento que valorize as periferias urbanas do país. Tem a finalidade de construir processos formativos, produzir conhecimento e intervir pedagogicamente na realidade.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Museu 1.jpg

Museu da Maré

Conjunto de ações voltadas para o registro, preservação e divulgação da história das comunidades faveladas da Maré, em seus diversos aspectos, sejam eles culturais, sociais e econômicos. Recebe anualmente mais de 6.000 visitas. Conta com uma Bibliografia sobre a cidade do Rio de Janeiro, dissertações e teses sobre favelas.

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
icone site
006.jpg
Site_CEASM-04.png

Jornal “O Cidadão”

Jornal comunitário produzido pelo CEASM desde 1999, com cerca de 70 edições produzidas. Teve distribuição gratuita pelas 16 favelas da Maré por 17 anos e hoje informa os assuntos importantes para a favela via site e redes sociais.

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Twitter - círculo cinza
Edi Isodoro - José Bismarck _6.jpg
Site_CEASM-05.png

ECOA MARÉ

O Projeto “Ecoa Maré – Ações de Desenvolvimento Socioambiental” busca sensibilizar e mobilizar as pessoas sobre temáticas socioambientais. Tem como eixos a Educação Socioambiental, Comunicação e Geração de Trabalho e Renda.

  • Instagram - Cinza Círculo
002.JPG

Biblioteca Popular Paulo Freire

Biblioteca instalada no Morro do Timbau, disponível para os estudantes da Maré em especial aos adolescentes e jovens que atuam nos projetos do preparatório para o ensino médio e o curso de pré vestibular comunitário. A biblioteca possui um acervo de quase 3.000 livros didáticos e literários.

 

09-02 Equipe Maré do Bem Viver foto de JB Henrique.jpg

Maré do Bem Viver: direitos, cuidado e cidadania

O projeto iniciado em meados de 2021 se caracteriza pelo acolhimento de 150 famílias da Maré, visando um suporte para apoio social e saúde física e mental. A equipe é composta por profissionais da Psicologia, Serviço Social e Nutrição, além de agente territorial, que somam para a garantia de acesso aos direitos das famílias.

Contato via e-mail: maredobemviver@gmail.com

Publicações

2009

Jornal “O Cidadão”: das ruas da Maré às ondas da blogosfera

Mylena Alayde de Castro Honorato, trabalho de conclusão de curso pela UFRJ em 2009.

Por que é cidadão o jornalista cidadão? História das mídias e jornalismo cidadão de base comunitária na Maré

Viktor Henrique Carneiro de Souza Chagas, dissertação de mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2009.

2010

O Cidadão e a Cultura

Renata da Silva Souza, publicado no Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (VI ENECULT) em 2010.

A remoção (re)pautada na cidade do Rio de Janeiro: discursos, mídia e resistências, 2005 a 2010

Humberto Salustriano da Silva. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. 2010.

O Centro de Ações Solidárias na Maré (CEASM) e a Nova Pedagogia da Hegemonia: tensões entre a militância e o ethos empresarial

Reginaldo Scheuermann Costa. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 2010.

2011

O Cidadão: uma década de experiência ideológica, pedagógica e política de comunicação comunitária

Renata da Silva Souza, dissertação de mestrado pela UFRJ em 2011.

2013

O Cidadão entre a comunicação comunitária e os direitos humanos

Renata da Silva Souza, publicado no 9º Encontro Nacional de História da Mídia, em 2013.

​Tensões na construção de uma nova pedagogia da hegemonia para a favela: o caso da Ong CEASM

Reginaldo Costa, doutorando e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo, em 2013.

2014

Os lugares da infância em processos de comunicação comunitária: Jornal O Cidadão da Maré como experiência

Por Eunice Muruet Luna, dissertação de mestrado apresentada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2014.

​Maré: A rua inspira a maresia do espírito comum

Renata da Silva Souza, apresentado no XII Congresso da Associação Latinoamericana de Investigação da Comunicação (ALAIC), em 2014.

2016

Maré de Cidadania: uma experiência pedagógica com alunos de escola pública no Museu da Maré

Benilson Mario Iecker Sancho, dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense, 2016.

O Cidadão: da pedagogia do oprimido à leitura crítica

Renata da Silva Souza, publicado na IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, em 2013.

​Curso pré-vestibular popular do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré CEASM: desafios múltiplos na confluência de práticas curriculares.

Adrielly Ribas Morais. Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

2019

Jornalismo comunitário: uma análise dos webjornais das favelas do Rio de Janeiro

Darcianne Gonçalves, Marisla Mendes e Luisa Guimarães. Artigo publicado no Intercom 2019.

Os museus comunitários como performance: o arquivo e o repertório na construção de narrativas históricas

Luciana Mendes dos Santos, artigo apresentado no 30º Simpósio Nacional de História, 2019.

A análise do vocacional sob um olhar afroperspectivista

​Cássio Gomes Rodrigues dos Santos, trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Psicólogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

​Conservação e Memória: O Conjunto de Fichas Cadastrais de Moradores do Centro de Habitação Provisória Nova Holanda do Museu da Maré

Thamires Ribeiro de Oliveira. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Conservação e Restauração da Universidade Federal do Rio de Janeiro como requisito parcial à obtenção do título de Graduado em Conservação e Restauração. 2019.

2020

Maré de Lazer: construções, sociabilidades e significados dos lugares de Lazer no Morro do Timbau

Diogo Silva do Nascimento. Tese apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2020.

CEASM: A ESCOLA COM PARTIDO

​Lourenço Cezar da Silva. Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento no Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociais da Maré – NEPS, da Maré, no Rio de Janeiro. Revista Artes de Educar. 2020

​Educação é um direito de todos? Os desafios da prática docente nas periferias em tempos de pandemia

Marcelo Ribeiro Salesi e Diogo Silva do Nascimento. Artigo relatando a experiência de dois professores da rede Estadual em tempos de pandemia. Revista Artes de Educar. 2020.

Pensando estratégias para o enfrentamento da evasão em Pré-vestibular Populares: um estudo de caso na Maré - Rio de Janeiro/RJ

Angela Cristina da Silva Santos. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social, do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2021

Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular

Francisco Overlande Manço de Souza, Noélia Rodrigues Pereira Rego, Humberto Salustriano da Silva. Artigo publicado na revista Intellèctus, volume 20, nº 1.

A Experiência de Jovens Estudantes do Pré-vestibular Comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) – Rio de Janeiro: Trajetórias escolares, Segregação Urbana e Educação Decolonial

Humberto Salustriano da Silva. Tese apresentada ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. 2019.

2022

História e Imagem: experiência em sala de aula

Renata Carneiro Pereira da Silva. Artigo publicado nos Anais do 20º Encontro de História da Anpuh-Rio. 2022.

2023

Maré do Bem Viver: direitos, cuidado, cidadania

Cartilha produzida pelo projeto Maré do Bem Viver como produto final da execução do projeto

​Arquivos comunitários, memória e favela : proposta de guia de acervo para o arquivo Dona Orozina Vieira do Museu da Maré

Thamires Ribeiro de Oliveira. Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz.

E-book da exposição Preamar

E-book da exposição “PREAMAR: intervenções no Museu da Maré”, realizada por estudantes da EBA/UFRJ no Museu da Maré de setembro a dezembro de 2023.

Maré: tecendo identidades através do território

Luiz Augusto Ferreira Lourenço. Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense como requisito de avaliação para obtenção do grau de Mestre em Geografia.

Exu e Orosina Vieira: Caminhos de memória e resistências nos muros da Maré

Dayana Gusmão da Silva. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro como requisito para a obtenção do título de Mestre em Memória Social.

bottom of page